Artigos

Mordida cruzada: Tratamento precoce é a solução

PDF

Deslizamento dos dentes na mordida, inflamação gengival, danos à estrutura dental. Tudo isso pode ser evitado com um tratamento adequado, feito no momento certo. São problemas que podem surgir devido a mordida cruzada, quando a arcada superior (dentes de cima) não se encaixa corretamente na arcada inferior (dentes de baixo).

O problema se inicia na infância, sobretudo devido ao uso prolongado de chupetas, mamadeiras ou até mesmo o hábito de chupar dedos e não há possibilidade de melhorar com o desenvolvimento da criança. A autocorreção não existe e a tendência é piorar, acarretando problemas mais sérios no futuro.

Por isso, quanto mais cedo se iniciar o tratamento da mordida cruzada, menores as chances de desenvolvimento de problemas estéticos e de mastigação na fase adulta ou na adolescência.

Por isso, a criança deve ser avaliada por um especialista o mais rápido possível, no máximo em torno dos 4 a 5 anos de idade para iniciar o tratamento mais adequado e evitar problemas maiores no futuro.

← Voltar para todos os artigos